sábado, 6 de junho de 2009

Ministério da Saúde confirma mais três casos da nova gripe no Brasil

Novos casos foram detectados em São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.
Número de confirmações da doença no país chega a 31.

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (5) mais três novos casos de influenza A (H1N1) nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Com os últimos números, os casos confirmados no Brasil chegaram a 31.



Confira os casos pelo país



O paciente de Santa Catarina é contato próximo de outra pessoa diagnosticada com a doença anteriormente, que foi infectada no exterior. Trata-se, portanto, de um caso autóctone (quando a transmissão ocorre dentro do país). Está em isolamento domiciliar e passa bem. Os pacientes de São Paulo e Tocantins são adultos e estiveram no exterior. O de São Paulo está em isolamento domiciliar e o de Tocantins, internado. Ambos passam bem.

Os casos foram registrados nos estados de São Paulo (13), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (5), Mato Grosso (2), Tocantins (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). Para todos os casos confirmados, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com os pacientes.



Entre os 31 casos confirmados no país, 23 tiveram como local provável de infecção outros países: 15 procederam dos Estados Unidos, três do México, um do Canadá e um da Europa. Outros três pacientes que passaram pelos Estados Unidos relataram também passagem por outros países durante o período de incubação. Desta forma, não é possível caracterizar o local provável de infecção.



Mesmo com a detecção de oito casos de transmissão autóctone, o Ministério da Saúde considera que a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de transmissão sustentada do vírus de pessoa a pessoa, tendo em vista que todos esses casos têm vínculo epidemiológico com casos importados.

Outros 42 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde, em todo o país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (15), Minas Gerais (5), Paraná (4), Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Norte (3), Rondônia (3), Distrito Federal (2), Espírito Santo (2), Tocantins (2), Alagoas (1) e Goiás (1).

Até o momento, 405 casos foram descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário